logo mitratech weg

Mitratech.

Energia Solar Fotovoltaica

PROJETO DE ENERGIA SOLAR NO INSTITUTO WEIZMANN PROMETE AVANÇAR O USO DE COMBUSTÍVEL DE HIDROGÊNIO

Teste bem sucedido - uma solução para a produção do combustível do hidrogênio através da tecnologia solar

A inovadora tecnologia solar que pode oferecer uma solução “verde” para a produção de hidrogênio combustível recebeu testes bem sucedidos em larga escala no Weizmann Institute of Science em Israel. A tecnologia promete, primordialmente, facilitar o armazenamento e transporte de hidrogênio. O processo químico por trás da tecnologia se desenvolveu originalmente em Weizmann, e recebeu ampliação em colaboração com cientistas europeus. Os resultados das experiências tiveram divulgações em agosto no Congresso Mundial Solar 2005 da Sociedade Internacional de Energia Solar (ISES), em Orlando, Flórida.

Com o intuito de acelerar o desenvolvimento, o projeto solar é o resultado de uma colaboração entre cientistas de vários locais. Alguns deles são o Instituto Weizmann de Ciências, o Instituto Federal Suíço de Tecnologia, o Instituto Paul Scherrer na Suíça, o Instituto de Ciência e do Genio dos Materiais e Procedimentos – Centro Nacional de Pesquisa Científica em França e, por fim, a ScanArc Plasma Technologies AB na Suécia. O projeto possui apoio do programa FP5 da União Europeia.

O hidrogênio, o elemento mais abundante no universo, é um candidato atraente para se tornar um combustível livre de poluição do futuro. No entanto, quase todo o hidrogênio usado hoje vem da produção de processos caros que exigem a combustão de combustíveis fósseis poluentes. Além disso, armazenar e transportar hidrogénio é extremamente difícil e dispendioso.

Transformando o Minério: como funciona a inovação

A nova tecnologia solar aborda esses problemas criando uma fonte de energia intermediária facilmente armazenável a partir de minério de metal, como o óxido de zinco. Com a ajuda da luz solar concentrada, o minério obtém aquecimento a cerca de 1.200 ° C em um reator solar na presença de carvão vegetal de madeira. O processo divide o minério, liberando oxigênio e criando o zinco gasoso, que é condensado então a um pó. O pó de zinco pode sofrer, posteriormente, reação com água, produzindo hidrogênio para utilização como combustível e óxido de zinco, que é reciclado de volta ao zinco na planta solar. Em experimentos recentes, a instalação de 300 quilowatts produziu 45 quilogramas de pó de zinco a partir de óxido de zinco em uma hora, excedendo os objetivos projetados.

O processo não gera qualquer poluição, e o zinco resultante possui armazenagem e transporte facilitados. Isto porque possui conversão em hidrogênio sob demanda. Além disso, podemos usar o zinco diretamente, por exemplo, em baterias de zinco-ar, que servem como conversores eficientes de energia química para energia elétrica. Assim, o método oferece uma maneira de armazenar energia solar em forma química e liberá-lo conforme necessário.

 

“Depois de muitos anos de pesquisa básica, temos o prazer de ver os princípios científicos desenvolvidos no Instituto validados pelo desenvolvimento tecnológico”, disse o professor Jacob Karni, chefe do Centro de Pesquisas Energéticas da Weizmann.
“O sucesso de nossas experiências recentes aproxima a abordagem do uso industrial”, diz o engenheiro Michael Epstein, líder do projeto no Weizmann Institute.

Resultados promissores

O conceito de dividir os minérios metálicos com a ajuda da luz solar está sendo desenvolvido ao longo de vários anos no Instituto Canadense para as Energias e Pesquisa Aplicada do Instituto Weizmann. Uma vez que esta é uma das instalações de pesquisa solar mais sofisticadas do mundo, que tem um sistema solar Torre, um campo de 64 espelhos e único beam-down óptica.
O processo recebeu testes, originalmente, numa escala de vários quilowatts. Ele foi escalado até 300 kilowatt em colaboração com os investigadores europeus.

Os cientistas da Weizmann estão atualmente investigando minérios metálicos diferentes do óxido de zinco. Além disso, materiais adicionais podem ser usados para a conversão eficiente da luz solar em energia armazenável.

Em síntese, a pesquisa deste comunicado de imprensa recebeu divulgação no Congresso Solar Mundial ISES 2005 – Trazendo Água para o Mundo, que aconteceu de 6 a 12 de agosto de 2005 em Orlando, Fl EUA https://www.swc2005.org

 

A pesquisa do Prof. Jacob Karni recebeu apoio do Centro Familiar Sussman para o Estudo de Ciências Ambientais; A Solomon R. e Rebecca D. Baker Foundation; A Fundação Angel Faivovich para a Pesquisa Ecológica; Sr. Nathan Minzly, Reino Unido; A Fundação Abraham e Sonia Rochlin; Sr. e Sra. Larry Taylor, Los Angeles, CA; Dr. e Sra. Robert Zaitlin, Los Angeles, CA; E a Fundação de Caridade Arnold Ziff.

04.08.2005

Fonte (traduzido): https://wis-wander.weizmann.ac.il/

energia solar para empresas

Portal da Energia Solar Fotovoltaica

Para notícias e artigos sobre fotovoltaica, acesse nosso portal de energia solar:

Portal da Energia Solar Fotovoltaica da Mitratech

Não vá embora!

A gente te ajuda a encontrar o que você procura

weg-logo

Simulação ou Orçamento

Jamais enviaremos spam!  Fique tranquilo.